domingo, 6 de novembro de 2011

Viagem ao Valle del Elqui

Desde que cheguei, os amigos chilenos me diziam que eu tinha que conhecer o Valle del Elqui. Está apenas a 5hs de carro, mas é muito chão, de qualquer forma. Neste feriado, nos animamos a ir em avião. Realmente, é muito lindo, mas por conta do feriado longo, parecia Santiago, uma multidao de gente... Já não encontramos hospedagem lá, ficamos em La Herradura, perto do mar. Para nós, foi otimo matar as saudades do barulhinho das ondas. Mas o legal mesmo é ficar no Valle, assim que precisamos ir de novo...
A viagem é otima para quem gosta de astronomia, como eu. O deserto chileno, que comeca em La Serena, tem os ceus mais limpos do mundo, e varios observatorios cientificos estao instalados na zona. Fomos visitar um, o La Silla. Está localizado no meio do deserto, a paisagem é impressionante!


É muito interessante tambem conhecer de perto a tecnologia destes imensos telescopios, cobiçados pelos astronomos do mundo inteiro. Claro que não podemos fazer observação do ceu atraves deles, assim que a noite fomos a um observatorio turistico, o Mamalluca. Vimos Jupiter, estrelas, tivemos uma palestra bem bacana e, de quebra, ainda tiramos uma foto da lua.
No Valle del Elqui, só passamos um dia, infelizmente. Por la nasceu e cresceu a premio nobel Gabriela Mistral. Não conseguimos ir ao Museu dedicado a ela, que em pleno feriado funcionava só até as 13hs, mas passamos por Montegrande, e conhecemos a escolinha onde ela deu aula.


O Valle é conhecido por sua mistica, dizem até que é um ponto de contato de extraterrestres. Com a cabeçada de gente que havia, obvio que nenhum ET era besta de passar por lá... Assim que a viagem valeu para conhecermos o Norte Chico, como os chilenos chamam essa região, e sabermos que temos que voltar!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário