terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dicas para o Turista

Dicas básicas para quem vem pela primeira vez á Santiago:

- Antes de fazer as malas – cuidado para nao trazer produtos proibidos de ingressar no Chile. A aduana é absolutamente rigorosa com este tema, e nenhum tipo de comida in natura pode entrar. Nem sanduíche de avião. Aqui, a lista do que está proibido: http://www.sag.cl/OpenDocs/asp/pagDefault.asp?boton=Doc53&argInstanciaId=53&argCarpetaId=13&argTreeNodosAbiertos=(13)(-53)&argTreeNodoSel=13&argTreeNodoActual=13   Na duvida, declare. As multas são pesadas.

- No aeroporto – depois de sair da parte de aduana, você encontra vários taxistas com plaquinhas de Taxi Oficial.  Eh oficial mesmo, e creio que são mais baratos que os taxis que você contrata dentro. A corrida neste taxi contratado do lado de fora até o bairro de Vitacura, por exemplo, sai $18.000 (cerca de R$ 70,00). Pra quem nao quer gastar tanto, tem a opção de ônibus, mas só funcionam de 6h á meia noite. Aluguel de carro é relativamente barato, compensa se for sair de Santiago. Na cidade, o problema é o mesmo de qualquer cidade grande: engarrafamento e buscar lugares para estacionar. Se bem que até no centro da cidade temos os estacionamentos subterrâneos, e é fácil se localizar em Santiago. Vai depende então de quanto tempo você tem, quantas pessoas, e para onde quer ir.
Mas se alugar carro, atenção: aqui os motoristas PARAM antes da faixa de pedestre. Pelamordedeus, fique atento a isso, porque os chilenos sequer olham para a rua na hora de atravessar! Se tiver semáforo, se respeita o sinal. Se não, se respeita o pedestre.

- Onde ficar – os bairros mais centrais são Providencia (o centro da cidade), Las Condes e Vitacura (os dois últimos um ao lado do outro). Estando nestes bairros, você pode se deslocar de metro para todos os pontos turísticos importantes. Mas avalie bem o hotel, alem da localização. Antes de morar aqui eu vim de férias, e nos hospedamos em um hotel em Providencia que apelidamos carinhosamente de “muquifo”. Era o quarto mais pequeno que já vi na minha vida, quase não cabíamos nós e as malas ao mesmo tempo. Mas na web a foto do quarto estava em grande angular...

No proximo post, mais dicas.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog,
    Estou indo com minha esposa em outubro, e queríamos visitar algumas vinícolas. Gostaria de saber se podemos fazer isso de taxi comum, ou devemos contratar alguma agencia? Outra duvida, estamos entre os hotéis Crowne Plaza e o Novotel, em Vicatura, qual vc sugere?
    Grato,

    Leonardo

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonardo, eu ja fiquei no Novotel e gostei bastante do atendimento. A localizacao eh otima, num bairro residencial classe alta. O Crowne eu nao conheco, mas ele fica localizado bem no centro da cidade, justamente na grande avenida onde se realizam as manifestacoes de estudantes... eles agora nao tem feito passeatas, estao negociando com o Governo, mas se houver algum agito social, o roteiro passa por la.
    Sobre as vinicolas, a mais completa eh a Concha y Toro, nessa da pra ir ate de metro. Varias outras, nos Valles de Maipo e de Casablanca, sao relativamente perto tambem, daria para ir de taxi. Alugar carro eh uma boa, pra nao depender de tour e fazer seu proprio horario e itinerario. Eh bem facil dirigir ate as vinas.
    E se voces vierem no comeco de Outubro, ainda devem pegar neve...
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas dicas, deverei ainda nesse ano ir ao Chile!

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir